domingo, 4 de dezembro de 2011

O verdadeiro Jejum Biblico - Parte 01



Jejum bíblico pode ser chamado de “ORAÇÃO SEM PALAVRA”.

1 – 3 FORMAS DE JEJUM VISTA NA BIBLIA:

a) JEJUM NORMAL- Abstenção de alimentos sólidos e líquidos mas não de água. (Mt. 4.2) Jesus após jejuar 40 dias e 40 noite teve fome. Neste versículo fico com a impressão que Jesus bebeu água. Porque por um período muito longo o corpo começa a desidratar.

b) JEJUM ABSOLUTO – Abstenção de alimentos e água.
(Atos 9.9) Paulo por 3 dias ficou sem comer e beber. Este tipo de jejum não é muito recomendado pois a partir daí o corpo começa a ficar desidratado o que é nocivo a nossa saúde. Vejamos o que diz Paulo no livro de Efésios 4.16 ( do qual o corpo inteiro bem ajustado),...
Moisés e Josué fizeram jejum absoluto por 40 dias e 40 noites sob condições sobrenatural, como vemos em Ex. 34.29 e Dt. 9.9 – Moisés sobe ao monte para receber as tábuas da aliança.
Elias após comer e beber água, com esta escrito em 1ºReis 19.8, na força do alimento caminhou 40 dias e 40 noites até o monte Horebe.

c) JEJUM PARCIAL – Não é uma abstenção total de alimento, mas restrição a algum tipo de alimento ou bebida.
Dan.10- 2,3, Daniel encontrava-se choroso, lastimoso e por três Semanas não comeu carne e nem bebeu vinho ou coisas deseja-veis. Daniel tirou do se cardápio provavelmente coisas que ele gostava muito.
Jesus praticava o jejum e ensinava que a mesma deveria fazer parte da vida consagrada do Cristão. Ele nos ensina a jejuar, Mt. 6,16 não se mostre contristado como os hipócritas (os fariseus constumavam maquiar seus rosto para mostrar que estavam jejuando).
Jesus ensinando a forma correta de jejuar, Mt. 6.17 unge a cabeça e lava teu rosto. Devemos fazer exatamente o que Jesus aqui nos ensina por que creio que seja um mando de Jesus.
Ainda em Mt. 6.18 Jesus nos ensina a não termos uma aparência para o homem, mas para o Pai que está em secreto e a que tudo e te recompensará.

2 – PROPÓSITO DO JEJUM COM “ORAÇÃO”:

a) – Um ato visando á honra de Deus:
Lc.2 36 a 38 – Ana profetisa filha de Fanuel...servia a Deus noite e dia em jejum e oração e falou a respeito da vinda de Jesus.

b) Buscar a Direção de Deus:
Atos 13-1 a 3 – barnabé e Saulo são separados para obra.
Atos 14-23 – Consagravam ancião ou presbítero(ministro ou Pastores). Aqui envolve também o caráter dos dons e da vida Irrepreensível dos candidatos (1º Tm. 3- 1 a 10)

3 – HUMILHAR-SE DIANTE DE DEUS PARA RECEBER MAIS GRAÇA:

Salmo 69.10 – Chorei e castiguei com jejum a minha alma. Aqui encontramos o salmista se humilhando na presença de Deus. Ele passava por uma grande angustia e perseguição.
Aconselho você a ler o Salmo 69 inteiro, para maior compreensão.

ISAIAS 58 - Observância devida do Jejum
Para maior compreensão ler o capitulo todo.
Aqui nós encontramos o povo que jejuava e tinha apenas a aparência de quem se humilhava diante de Deus, havia muita queixa, não é esse o jejum que o Senhor quer. Aqui o povo queria um retorno rápido.
Testemunho pessoal:
No período que vivi na ignorância, fui espirita, ligado a mesa branca e umbanda, aparentemente viver neste clima é forma de encontrar soluções rápida para solucionar nossos problemas, a tal falsa facilidade para solução, mas vamos continuar o que interessa.

O jejum que o Senhor quer e aprova é acompanhado de amor sincero, cuidado com os oprimidos, livre de qualquer jugo.
Na primeira carta do apostolo Pedro no Capitulo5 vs.6 e 7, ele aconselha a humilharmos na presença do Senhor lançando sobre Ele nossa ansiedade, enfim todo jugo sobre Ele.
Porque Ele tem cuidado de nós.

4 – DESFRUTAR DA PRESENÇA INTIMA DE DEUS:

Quando jejuamos podemos gozar da intima presença de Deus como podemos sentir no livro de Isaias capitulo 57 vs.15: O Senhor tem promessas graciosas para os humildes,
E contritos, porque Ele que vive no Alto e Santo lugar Habitaria pessoalmente com essas pessoas Deus assiste a tais pessoas para vivificar-lhes o espirito, dar novo vigor e ministra o consolo da sua presença.
Salmo 34.18 Perto esta o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito.

5 – EXPRESSAR PESAR POR CAUSA DE PECADOS E FRACASSOS PESSOAIS COMETIDOS, DA IGREJA E NAÇÃO:


1º Samuel 7.6
Neemias 9 – 1,2


Arrependimento de pecados

6 – BUSCAR GRAÇA DIVINA P/NOVAS TAREFAS E REAFIRMAR NOSSA CONSAGRAÇÃO A DEUS


Mt. 4.2
Jesus após jejuar 40 dias e 40 noite Ele estava super consagrado a Deus, já de inicio Jesus enfrenta Satanás sem se preocupar com sua fome tal era a sua energia espiritual, no momento da tentação Jesus estava muito forte espiritualmente, p/combater o
inimigo.


Ezequiel 3.14
Ezequiel estava cheio da graça de Deus a mão forte do Senhor esta sobre ele.
Leia o capitulo 3 Ezequiel todo, isso dará a você um melhor entendimento.
Esta primeira parte deste trabalho, foi extraída da bíblia, anotações de rodapé, e estudo contidos na bíblia de estudo.

Na segunda parte vamos tratar os seguintes temas:

7- Buscar a presença de Deus

8 – Como meio p/libertação de almas da escravidão do mal.

9 – Demonstrar arrependimento

10- Obter revelação, sabedoria, entendimento da vontade de Deus

11- Abrir caminho p/o derramar do Espírito Santo.

Ev. Antonio Carlos Giglio



Nenhum comentário: