domingo, 16 de outubro de 2011

Esboço de pregação - O Deus de toda consolação!

Texto: II Coríntios 1:3-11
Introdução: Deus é chamado por muitos nomes. Mas um dos mais completos de todos esses nomes é o que Ele se identificou quando Ele falou a Moisés: "Diga a eles o Eu Sou te enviou. Eu sou o Criador. Eu sou o Redentor. Eu sou o Salvador. Eu sou o Senhor. Eu sou a luz. Eu sou a água. Eu sou o pão. Eu sou a porta. Eu sou o caminho. Eu sou a vida. Eu sou, eu sou, eu sou" O Grande Eu Sou.
Quando lutamos e queremos desistir, Deus não participa de nossas lamurias. Em vez disso, Ele se engrandecerá, quando permitimos que Ele nos ajude através de nossas dificuldades como o Deus de toda consolação.
A. "Deus de toda consolação" é um nome que revela:
1. A própria natureza de Deus
a. Ele cuida de nós em meio as nossas dificuldades.
b. Ele é por nós e nos encoraja.
i. Salmo 23
ii. Isaias 40:1; Isaias 49:13; Isaias 51:12; Isaias 52:9; Isaias 66:13
2. A própria obra de Deus
a. Confortar-nos é Seu caráter, e Seu ministério.
i. Isaías 61:1-2
b. Jesus disse que Ele nos daria descanso.
c. Jesus disse que Ele enviaria um Consolador para estar conosco sempre.
i. João 14:16-17
d. As obras de Cristo foram confortantes.
e. Para entender e receber conforto, devemos valorizar a Verdade suficiente para aprendê-la por:
i. Frequentar a igreja
ii. Leitura da Palavra
1. Salmo 119:71-76
3. O poder de Deus
a. Deus é suficiente, não importa qual é o problema.
b. Deus é suficiente.
i. Isaías 61:1-2
B. Ele nos conforta por duas razões:
1. Para nos ajudar nas aflições.
2. Então, vamos ajudar os outros em suas aflições. Nós podemos nos identificar com eles e, e logo, estar dispostos a compartilhar a verdade sobre Deus.
Conclusão:

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário: