sábado, 24 de setembro de 2011

Formando Obreiros aprovados - QUAL O PAPEL DO PAI HOJE?


Pr. Elinaldo Renovato de Lima


Há em andamento um verdadeiro processo de destruição da família. Esse processo tem origem em tempos remotos, quando se desencadeou uma rebelião contra Deus, o criador de todas as coisas, inclusive do homem e da família. Esta ação é acima de tudo diabólica. As forças do mal, movimentadas pelos agentes espirituais da maldade, estão procurando destruir tudo o que foi feito para a felicidade do homem. Para destruir a família, o inimigo do lar tem suas estratégias.

Primeiro, procura descaracterizar a instituição familiar, dizendo que esta não passa de uma "invenção burguesa", num jargão típico da filosofia comunista, materialista (Aliás já fora de moda em seus países de origem). Depois, as forças do mal procuram desacreditar tudo o que constitui a estrutura familiar. Nesse contexto, já há quem diga que filho não precisa de pai e de mãe. Basta ter reprodutores. A figura do pai é diminuída, para que desapareça o papel do líder da família. Aliás, a Constituição brasileira, em um de seus artigos, já estipula que o pai e a mãe estão em pé de igualdade, no relacionamento familiar, de modo que não existe mais o "Chefe de Família", ou seja, o líder do grupo familiar. Certo psiquiatra, num jornal, disse: "O pai do passado era autoritário, o do presente é uma figura decorativa e o do futuro não existirá".

Segundo aquele estudioso, isso revela o fim da família tradicional (Pai, mãe, filhos, todos vivendo sob o mesmo teto). Pai e mãe são elementos fundamentais para a existência da família. Desaparecendo um, deixará de existir ou outro. O que o modernismo-relativismo prega é o fim da família. É o fim da pessoa do pai, como líder do grupo social do lar. O liberalismo entende que não se deve adotar normas de convivência social, entre pais e filhos. Cada um precisa fazer o que bem entende, com liberdade ou libertinagem sem limites. Nada de normas, de proibições, de doutrina, de limites, exceto ocasionamente, quando algo grave estiver acontecendo ou por acontecer.

Sob a orientação hedonista, o que vale é o prazer. Se os adolescentes querem fazer sexo, basta usar "a camisinha". Mais do que isso é moralismo. E ninguém melhor que o pai para orientar e cobrar obediência aos princípios éticos e morais. Se o pai desaparece, e em seu lugar, surge apenas o "reprodutor", o amante descompromissado, que só pensa em ter prazer sexual, como fica a autoridade sobre os filhos? Para responder a essas questões, temos que nos voltar para o projeto original, previsto por Deus, para a vivência e convivência do homem sobre a terra. Primeiro, é necessário que haja pai, mãe e filhos, unidos sob os princípios norteadores da criação e desenvolvimento da família. Os pais devem amar seus filhos e criá-los na "doutrina e admoestação do Senhor", conforme a Bíblia (Efésios 6.4).

O pai deve ser o sacerdote do lar, cuidando da vida espiritual e moral de seus filhos; deve ser o exemplo da família (Tiago 2.12); deve ser o amigo e companheiro dos filhos, dando-lhes afeto e segurança; deve ser o vigia de seu lar, contra os lobos devoradores que, travestidos de símpáticos conselheiros, querem a destruição do lar, do casamento, da família. Se não existir pai e mãe, não existirá família. Poderá haver "fábrica" de "produtos humanos"", produzidos nas empresas de "produção independente", tão ao gosto do diabo, atendendo aos sentimentos egoístas e hedonistas dos que não conhecem a Deus. A família nunca acabará, ainda que continue a sofrer o ataque diabólico dos que só pensam no imediatismo egoísta.

Está de pé a proposta de Deus: "PORTANTO, DEIXARÁ O HOMEM PAI E MÃE, E SE UNIRÁ À SUA MULHER, E SERÃO OS DOIS UMA SÓ CARNE" (Gênesis 2.24). PERGUNTA DO DIA : VOCÊ, QUE É PAI, JÁ DISSE PARA SEU FILHO OU SUA FILHA, ESTA SEMANA: EU AMO VOCÊ? (Se não o fez, sugiro fazer isso agora. Escreva-me dizendo o que aconteceu, ok?)

fonte: http://www.adparnamirim.com.br/

Nenhum comentário: